Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Aquela azáfama, aquele nervosismo pré-exames já se instalou!

Vão ser, pelo menos, cinco exames em pouco mais de um mês!

A verdade é que 3 ou 4 meses de trabalho decidem-se basicamente num mês!

O tira-teimas está ai à porta!

 

Como tal este mês de Junho, vai ser um mês onde "O enGINheiro"  vai estar a trabalhar! A trabalhar mesmo! E por isso é normal que haja um maior distanciamento deste espaço! Mas vou tentar que essa distância seja a menor possível...

 

Mas agora não quero falar de trabalho, nem de livros ou de exames!

Agora vamos falar do verão! Porquê? Porque este verão vai ser diferente! 

 

Desde 2012 até 2016 que o meu verão é aquilo a que se chama: o tradicional verão de um jovem de Cascais!

Cascais, Vilamoura, Quinta do Lago, Comporta, Praia Grande, Vila Nova de Mil Fontes ou Costa da Caparica são sempre os cartões de visita! Anda sempre à volta disto! 

 

O ano passado foi dos melhores! Foram dois meses em que praticamente Lisboa e Cascais não existiram para mim!

Foi um verdadeiro frenesim de um sítio para outro! E é bom sinal! É sinal de que o verão está a ser bem aproveitado!

 

A verdade é que, como todos os anos, em Junho já tudo tem que estar definido!

O maior erro que se pode cometer é não preparar as coisas em Fevereiro, Março ou abril!

É arruinar umas férias!

 

Mas este ano foi diferente!

 

Há um ano atrás, a casa em Vilamoura já estava arrendada, já sabia qual era a casa do amigo onde me ía enfiar na Comporta e até Praia Grande ou Costa da Caparica em Setembro já estavam bem faladas!

 

Este ano senti falta disso! Senti falta dessa preparação! Senti falta da constante troca de fotografias e informação entre grupos do whatsapp ou do facebook!

 

Este ano decidi inovar! Decidi mudar radicalmente! Decidi fazer algo que nunca tinha feito! 

Em suma, decidi sair da minha zona de conforto, porque "a comfortable zone is a beautiful place, but nothing ever grows there"

 

Este ano meti na cabeça que ia substituir as praias, a piscina, os amigos, as saídas à noite, as miúdas, a semana em Vilamoura e na Comporta, do mês de Agosto por Voluntariado!

 

É verdade! Este ano, o meu mês de Agosto vai ser completamente diferente!

 

Vou fazer voluntariado para a Costa Rica!

 

Voluntariado sempre foi algo que quis fazer, que quis experimentar! E quando falo de voluntariado, não falo de ir para o pingo doce ajudar no Banco Alimentar. Isso já eu fiz quando tinha doze ou treze anos! 

Quero sentir o que é voluntariado a sério!

Esta vontade instalou-se na minha cabeça, talvez no final de fevereiro ou início de março, foi quase do nada! Foi do género, "Siga largar tudo este verão e fazer algo completamente diferente?!"

E assim foi, desde esse momento até hoje, que tive que passar por uma série de processos!

 

Fiz uma pré-inscrição com todos os meus dados, fiz um teste em espanhol para testar o meu nível de língua, porque na América Latina o espanhol é a main language, fiz o meu curriculo e uma carta de motivação em inglês e até uma entrevista em espanhol tive que fazer para comprovar que, de facto, sabia falar minimamente!

Tudo isto aconteceu em pouco mais de dois meses!

 

Nunca tive espanhol na vida! Falo português e inglês e safo-me em francês, mas nunca tive espanhol, por isso armei-me em autodidata e aprendi a falar minimamente bem!

E só tenho a dizer que espanhol não é nada difícil!

Para além de ser, em alguns aspectos, parecido ao português é uma língua que se aprende com facilidade, parece que nos habituamos a ela rapidamente!

 

A juntar a isto, consegui convencer um amigo meu a ir comigo! Andámos desde o primeiro ano ao décimo segundo juntos nos Salesianos do Estoril e ainda viémos juntos para o Técnico, não para o mesmo curso, mas a faculdade é a mesma!

Basicamente são 16 anos juntos! Até me custa a acreditar que o tempo passou tão depressa, mas tem que se aceitar!

 

E por isso, Agosto vai ser assim!

Acredito que vai ser uma experiência única!

É verdade que ainda não vos falei sobre que tipo de voluntariado vou fazer, mas isso pode esperar! Nem tinha piada revelar já tudo!

Faltam dois meses!

 

Lá mais perto da data levanto o véu todo!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:09


4 comentários

Imagem de perfil

De Inês Silva a 06.06.2017 às 17:21

Já fiz trabalho voluntário, mas apenas em Portugal.
Fazê-lo fora da nossa zona de conforto deve ser uma aventura incrível.
Boa sorte!
Imagem de perfil

De O enGINheiro a 06.06.2017 às 19:36

Sem dúvida Inês! Um continente diferente, uma cultura e uma língua diferentes! Acredito que seja uma experiência inesquecível.
Imagem de perfil

De MJ a 07.06.2017 às 20:14

Posso dar-te os parabéns por essa iniciativa? Não que tivesse ficado surpreendida com a decisão de ires fazer voluntariado, isto porque, regra geral, tenho um feeling relativamente àqueles que vou conhecendo que raramente, muito raramente falha, para mais quando a pessoa se deixa "adivinhar", como é o teu caso.
Tenho quase a certeza que vais sair ainda mais enriquecido, dessa belíssima experiência. Sabes? Não há nada que nos ensine mais vida do que viver determinadas realidades na primeira pessoa. Depois conta, está bem?!
Tudo de bom para ti. Que tudo corra o melhor possível.

Imagem de perfil

De O enGINheiro a 07.06.2017 às 23:48

Partilho das mesmas palavras! Acho que será uma experiência muito enriquecedora!
Claro, tentarei dar o meu testemunho da melhor forma que conseguir sobre esta aventura.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D