Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




13 de maio de 2017...

 

Dia especial, o Papa Francisco já está em Portugal e por isso parece-me um bom motivo para iniciar aquilo que vou chamar de "O enGINheiro em ação". 

 

E o que é isso??

 

Hum vou tentar esclarecer! 

 

Basicamente a minha ideia é criar um espaço relacionado com curiosidades ligadas à engenharia em geral.

Há uns dois anos tive um professor na faculdade, que disse que um dia tinha sido abordado por uma criança, que lhe perguntou o que era um engenheiro. A sua resposta não foi imediata! Porquê? porque não existe uma única definição, uma única resposta! Mas sim um conjunto delas. Um engenheiro pode ser tanta coisa... 

 

De forma curta e grossa um engenheiro é um criador, um inventor, alguém que consegue pegar em fórmulas matemáticas e aplicações da física e apartir daí criar algo! Mas isto é muito vago e muito impreciso e por isso surge "o enGINheiro em ação". Todas as semanas (para já uma vez) farei uma publicação que direta ou indiretamente estará relacionada com esta área e que irá permitir perceber o quão importante e crucial ela é para o desenvolvimento e sobrevivência da raça humana!

 

Vá quero acreditar que não vai ser secante! Se for, podem sempre fazer: "close window" e ir à vossa vida. Não há ressentimentos!

 

Então aqui vai!

 

Continuando na "onda" portuguesa. Maria Helena Braga. Sim é um nome giro, mas há aqui mais qualquer coisa. E esta "qualquer coisa" é um gigante eufemismo.

 

Esta investigadora portuguesa em conjunto com um cientista de 94 anos, sim 94 anos! estão a liderar uma investigação/invenção que pode vir a ter um impacto verdadeiramente estrondoso nas nossas vidas. 

 

Começando pelo início. Atualmente a nossa vida está dependente de muitos "brinquedos", como telemóvel, carro ou computador! Já não estamos na idade da pedra nem lá próximo e desse modo hoje em dia são "bens" quase indispensáveis. Mas existe algo comum a todos eles e que sem "ela" tudo seria bem mais complicado. Sim é mesmo um "ela". O que é então?

 

BATERIA! exato a bateria é aquilo que com muita regularidade nos atormenta. Temos sempre aquela vozinha na cabeça "não saias de casa sem o telemóvel bem carregadinho". A bateria armazena a energia elétrica necessária para manter o nosso telemóvel "vivo". O seu grande problema é sem dúvida a durabilidade!

 

Ora, é aqui que surge Maria Helena. Em parceria com John Goodenough (de 94 aninhos) encontraram uma bateria revolucionária. Revolucionária porque se destingue das normais tanto nos componentes usados no fabrico como nos resultados práticos que obtém.

 

A grande maioria das baterias fabricadas atualmente são compostas por Lítio, mais concretamente por iões de lítio, uma vez que é um material extremamente leve e muito pouco denso (cerca de metade da densidade da água) conseguindo armazenar energia rapidamente. No entanto um dos principais problemas destas baterias prende-se com a possibilidade de explosão. Ainda recentemente tivémos o exemplo dum telemóvel da samsung que teve de ser retirado do mercado devido ao grande número de casos de explosões verificados com clientes que compravam esse produto.

 

Este fenómeno deve-se à presença de um líquido condutor de eletricidade existente entre os dois componentes sólidos da bateria (o cátodo e o anôdo)  que transporta os iões de lítio e onde por vezes ocorrem curto-circuitos levando assim às explosões.

 

E aqui está a diferença, no material! Esta nova bateria é toda ela no estado sólido prevenindo assim eventuais explosões e consegue juntar a essa vantagem mais duas: maior capacidade de armazenamento de energia (o que implica menos  tempo para carregar) e mais barata, tudo devido ao material usado. O líquido é substituido por um eletrólito de vidro. 

 

Segunda a própria é possivel que estas novas baterias possam vir a ser comercializadas no espaço de dois anos.

 

Mais um português, nesta caso uma portuguesa, que pode ter um papel decisivo em algo que irá contribuir e muito para um melhoramento do nosso dia-a-dia.

 

"O enGINheiro em ação" termina aqui o primeiro capítulo. 

 

Vou carregar o telemóvel. Para a semana há mais!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:34


3 comentários

Imagem de perfil

De MJ a 12.05.2017 às 23:05

Chama-se a isso uma boa notícia. Sim, que isto de andar sempre a carregar a bateria não tem graça nenhuma. Já é tempo de dar-mos um passo em frente na solução dessa coisa - para os leigos aparentemente simples - de aumentar a durabilidade da bateria.
Imagem de perfil

De O enGINheiro a 13.05.2017 às 14:54

Verdade! E ser uma portuguesa a liderar esta mudança é ainda mais extraordinário.
Imagem de perfil

De MJ a 13.05.2017 às 15:59

Nem mais!
Quer queiramos, quer não, quando um dos nossos se distingue num qualquer campo do saber, o nosso orgulho vai num crescendo.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D